Senadora chamada de ‘assessora de assunto de cama’ por Ciro vai à Justiça

Senadora chamada de ‘assessora de assunto de cama’ por Ciro vai à Justiça

Janaína Farias é a 2ª suplente do ministro da Educação, Camilo Santana. Ela foi insultada por Ciro Gomes na semana passada

Senadora Janaína Farias (PT-CE) anunciou que irá processar o ex-governador e político Ciro Gomes (PDT) por comentários considerados ofensivos. Em uma entrevista recente, Ciro se referiu a Janaína como “assessora de assuntos de cama”, provocando indignação. Janaína, que assumiu o mandato no Senado em abril, após a licença de Augusta Brito, a 1ª suplente, afirmou que a violência desse tipo não pode ser tolerada. Ela destacou que, se não houver uma resposta adequada, isso pode encorajar outros homens a fazerem ataques semelhantes contra mulheres.

Em declarações anteriores, Ciro questionou a qualificação de Janaína para assumir o Senado, mencionando sua relação com o ministro da Educação, Camilo Santana. A senadora expressou sua revolta, considerando a fala de Ciro como um ataque baixo e misógino, alimentado por ressentimentos políticos.

O Partido dos Trabalhadores (PT) também condenou as declarações de Ciro, classificando-as como machistas e misóginas. A legenda destacou que a senadora foi vítima de violência política de gênero, um problema crescente que afeta mulheres em cargos de poder e decisão. Gleisi Hoffmann, presidente do PT, expressou solidariedade a Janaína e condenou o machismo e a misoginia na política.

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados define violência política de gênero como qualquer ato que visa excluir, restringir ou influenciar negativamente uma mulher em espaços políticos. Esta forma de violência é apontada como uma das razões para a sub-representação das mulheres na política e prejudica a democracia no país.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags