Senadores pedem impeachment de ministra dos Povos Indígenas por crime de responsabilidade

Senadores pedem impeachment de ministra dos Povos Indígenas por crime de responsabilidade


Um grupo de 15 senadores apresentou uma denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo o impeachment da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, por crime de responsabilidade. Eles alegam que a ministra violou o Artigo 50, § 2º, da Constituição Federal, ao não prestar informações solicitadas por parlamentares no prazo de trinta dias, configurando crime de responsabilidade.

Os deputados Luiz Lima (PL-RJ), José Medeiros (PL-MT), Daniela Reinehr (PL-SC), Caroline de Toni (PL-SC) e Rogéria Santos (Republicanos-BA) tiveram seus pedidos de informações não atendidos no prazo pela ministra. Além disso, requerimentos de informação protocolados pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) e pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle do Congresso Nacional também não foram atendidos no prazo.

A denúncia destaca que, ao não cumprir os prazos constitucionais para responder aos requerimentos de informação, a ministra demonstra desrespeito pela legislação e ignora princípios constitucionais. O documento ressalta que não houve justificativa para os atrasos.

A manifestação foi assinada por 15 senadores, incluindo Damares Alves, Hamilton Mourão, Ciro Nogueira e Flávio Bolsonaro. O pedido de impeachment seguirá o rito estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que confere ao procurador-geral da República a análise das provas apresentadas pelos senadores antes de decidir sobre a instauração do inquérito.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags