Supremo Tribunal da Venezuela inicia validação da contagem física de votos
O Supremo Tribunal da Venezuela esteve presente nas instalações do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) em Caracas, no domingo, 18 de agosto, para dar início à validação das contagens físicas de votos. O processo de revisão envolveu a comparação das cédulas físicas com os registros digitais, com a assistência de técnicos do CNE.
Magistrados do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), acompanhados por especialistas e observadores internacionais, estiveram no local para garantir que os resultados coincidam com os dados do Centro Nacional de Totalização. O processo, transmitido pela TV estatal venezuelana, ocorreu um dia após a oposição ter organizado protestos em várias cidades, contestando os resultados das eleições presidenciais realizadas três semanas antes.
A autoridade eleitoral do país declarou que o presidente Nicolás Maduro foi reeleito com pouco menos de 52% dos votos. No entanto, o TSJ, que a oposição considera controlado pelo governo, afirmou que ainda está verificando os resultados e que a oposição não apresentou evidências concretas para sustentar suas alegações de vitória.