
Trump diz que ficará até 2028 e cita possíveis herdeiros políticos
Presidente dos EUA afirma que não pretende disputar um terceiro mandato e aponta Vance e Rubio como nomes fortes para sucedê-lo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (4) que planeja cumprir dois mandatos completos na Casa Branca e que não tem intenção, ao menos por agora, de tentar um terceiro mandato — algo vetado pela Constituição do país.
“Vou ser um presidente de oito anos, um presidente de dois mandatos”, disse ele em entrevista à emissora NBC, gravada na sexta-feira em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida.
Mesmo sem fechar totalmente a porta para a ideia de estender sua permanência no poder além de 2028, como já havia sugerido em março, Trump adotou um tom mais institucional nesta nova declaração. Ele também falou sobre possíveis sucessores e apontou nomes como o do atual vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado, Marco Rubio. “São pessoas brilhantes. Marco é excelente, e JD tem feito um trabalho incrível. Há bons nomes”, comentou.
Durante a entrevista, o presidente também foi questionado sobre o plano de deportar milhões de imigrantes em situação irregular. Confrontado com a exigência constitucional de julgamento individual para cada caso, Trump admitiu: “Não sei. Tenho advogados muito competentes que vão se basear no que o Supremo determinar.” Segundo ele, garantir esse direito a todos os imigrantes seria inviável. “Teríamos que fazer milhões de julgamentos. Fui eleito para tirá-los daqui, mas os tribunais não deixam.”
Além da imigração, Trump também falou sobre economia e política internacional, temas que devem ganhar ainda mais destaque à medida que o país se aproxima da eleição presidencial de 2028.