Trump Nomeia Apresentador da Fox News, Pete Hegseth, como Secretário de Defesa
Veterano militar e defensor da linha dura, Hegseth traz ao cargo uma postura nacionalista e uma longa relação com Trump
O presidente eleito Donald Trump escolheu Pete Hegseth, conhecido apresentador da Fox News e veterano de guerra, para o cargo de secretário da Defesa em sua nova administração. A nomeação surpreendeu muitos, já que Hegseth, que também foi conselheiro informal de Trump, não figurava entre os nomes mais cogitados para o posto.
Aos 44 anos, Hegseth acumula experiência como oficial de infantaria, tendo servido em locais como Afeganistão, Iraque e Guantánamo. Ex-diretor executivo da organização “Concerned Veterans for America”, ele afirma ter deixado o Exército em 2021 por sentir que suas visões políticas e religiosas eram mal recebidas dentro das Forças Armadas.
Histórico e Opiniões
Formado em Política pela Universidade de Princeton e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard, Hegseth não hesitou em defender, desde seu retorno do Iraque em 2006, uma postura mais agressiva dos EUA em conflitos armados. Naquele ano, ele declarou que “os Estados Unidos lutam com uma mão amarrada nas costas”, posicionando-se favorável ao envio de mais tropas ao Oriente Médio.
Em 2012, Hegseth fez uma breve campanha ao Senado por Minnesota, mas não chegou a ser eleito. Também foi cotado em 2018 para o Departamento de Assuntos de Veteranos durante o governo Trump, mas sua nomeação não se concretizou. Ele então migrou para a Fox News, onde é co-apresentador do programa “FOX & Friends Weekend” e uma voz frequente em debates conservadores.
Ligação com Trump e Visão Nacionalista
A relação entre Hegseth e Trump vai além da tela; ele atuou como conselheiro informal de Trump por anos, tanto durante quanto após o primeiro mandato do republicano. Em seu anúncio, Trump elogiou Hegseth por seu espírito combativo e sua lealdade ao lema “America First”, afirmando que, sob seu comando, os inimigos dos EUA devem se manter em alerta.
No próprio site, o futuro secretário se descreve como “marido, pai, patriota e cristão”, valores que parecem alinhar-se bem com a visão de Trump para o Departamento de Defesa.