Vitória do PT no TSE contra Jovem Pan fixa novo entendimento para eleições

Vitória do PT no TSE contra Jovem Pan fixa novo entendimento para eleições

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se julgou competente, nesta quinta-feira, 7, para analisar casos de críticas a cônjuges de candidatos, se houver conexão com eleições.

A Corte fixou o entendimento durante o julgamento de um recurso do PT em favor da primeira-dama Janja, contra a Jovem Pan e Pietra Bertolazzi, comentarista da emissora.

Durante a sessão, a maioria dos ministros condenou Pietra e a empresa ao pagamento de multa de R$ 30 mil, cada uma, por falas de Pietra no programa Linha Direta, em plena disputa pela Presidência.

“Ofensas e discursos discriminatórios, de ódio, em relação ao cônjuge de companheiras ou companheiros dos candidatos a cargo executivo que atingem a integridade do processo eleitoral serão de competência da Justiça Eleitoral”, afirmou o presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

Voto divergente em favor de Pietra Bertolazzi

A única a votar em prol de Pietra e da Jovem Pan foi a ministra Isabel Gallotti. “Apesar do caráter altamente injurioso das falas dirigidas à pessoa da esposa do candidato, não houve a propagação de um fato demonstradamente falso, como o cometimento de crime, em associação com o candidato e, tampouco, se demonstra nessas palavras risco à higidez do pleito”, disse a juíza do TSE.


Fonte : Revista Oeste

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags