Zema e Jorginho Mello Declinam Convite de Lula para Debate sobre Segurança

Zema e Jorginho Mello Declinam Convite de Lula para Debate sobre Segurança

Governadores de MG e SC se posicionam contra a PEC da Segurança e questionam falta de diálogo do governo federal

A reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a PEC da Segurança Pública, marcada para esta quinta-feira (31), não contará com a presença dos governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina. Ambos se opõem à proposta, destacando preocupações sobre a criação de uma nova estrutura policial e a ampliação do poder da União em temas de segurança pública, que eles consideram de responsabilidade dos estados.

Enquanto Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ) e Ronaldo Caiado (GO) confirmaram presença, Zema e Mello adotaram uma postura crítica. Em nota, Mello destacou sua contrariedade quanto à criação de uma nova polícia e indicou que o secretário de Segurança Pública representará os interesses catarinenses na reunião. Já Zema, em ofício ao Planalto, mencionou que a reunião atual seria “mais um palco para discursos políticos”, e sugeriu um debate mais concreto com propostas previamente apresentadas aos governadores.

Ambos os governadores fazem parte do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que, segundo Zema, já discute temas de segurança pública de forma regional. Ele também criticou a falta de resposta satisfatória do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a propostas enviadas pelo grupo.

O Ministério da Justiça declarou que a PEC só será enviada ao Congresso após o diálogo com os estados e que a reunião com o presidente busca promover o compartilhamento de experiências e unir esforços contra o crime organizado.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias