“Absolvido pela Corte: Gilmar Mendes Anula Todas as Condenações de Moro Contra José Dirceu”

“Absolvido pela Corte: Gilmar Mendes Anula Todas as Condenações de Moro Contra José Dirceu”

“Decisão inédita do STF declara Sérgio Moro ‘suspeito’ e desfaz quase uma década de sentenças na Lava Jato – um desfecho que levanta suspeitas e acirra a polarização política”

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todas as condenações impostas pelo ex-juiz Sergio Moro ao ex-deputado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Com a decisão, Mendes não só cancelou os processos de Moro como invalidou decisões de instâncias superiores, que ratificavam as condenações de Dirceu pela Lava Jato. É um golpe sem precedentes na Operação que já foi símbolo de combate à corrupção no Brasil.

A defesa de Dirceu já apresentou a decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde ele ainda tinha processos pendentes. Gilmar atendeu ao pedido dos advogados do ex-ministro, alegando que a suposta falta de imparcialidade de Moro negou a Dirceu o direito a um julgamento justo. Segundo o ministro, a postura do ex-juiz era tão tendenciosa que pareceu usar o caso de Dirceu para preparar o terreno para atingir o ex-presidente Lula.

A decisão gerou choque nos meios jurídicos e políticos, acendendo críticas ferozes ao modo como o STF reviu as condenações. Segundo Gilmar Mendes, provas sugerem que Moro e procuradores orquestraram estratégias visando a condenação política. Para muitos, a anulação das penas de Dirceu representa o “fim da Lava Jato” e um retrocesso em anos de avanços no combate à corrupção.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags