Crise na terra Yanomami não será resolvida em 2024, afirma ministra

Crise na terra Yanomami não será resolvida em 2024, afirma ministra


A Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol), afirmou que a crise humanitária na Terra Indígena Yanomami não será resolvida ao longo de 2024, destacando a complexidade da situação. Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais da pasta, Guajajara explicou que a resolução do problema não pode ser alcançada em um curto período de tempo devido às dificuldades enfrentadas, especialmente em relação à retirada de garimpeiros ilegais do território protegido.

A ministra reconheceu que as ações implementadas até o momento não foram suficientes para restaurar completamente a situação na Terra Yanomami. Ela ressaltou que, devido à complexidade do problema, um ano é um período para medir e avaliar, mas alertou que, assim como décadas de invasão contribuíram para a situação atual, pode levar décadas para restabelecer completamente a área.

É importante notar que, durante a oposição ao governo Bolsonaro, o presidente Lula e seus aliados adotaram uma abordagem diferente em relação à crise na Terra Yanomami. Antes de assumirem o poder, responsabilizavam diretamente o governo federal, politizando o tema. No entanto, agora, o discurso é de reconhecimento da complexidade da situação, enfatizando a necessidade de políticas bem estruturadas para lidar com os desafios na região.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags