Desembargadora tranca ação contra Vaccari      Ex-tesoreiro do PT por fraude em fundos de pensão

Desembargadora tranca ação contra Vaccari Ex-tesoreiro do PT por fraude em fundos de pensão


Uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, em Brasília, decidiu trancar uma ação penal contra João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, no âmbito da Operação Rizoma, um desdobramento da Lava Jato que investigava suspeitas de desvios nos fundos de pensão dos Correios (Postalis) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A decisão estendeu a Vaccari os efeitos de uma medida que beneficiou outros réus no mesmo processo.

O advogado de Vaccari alegou que a denúncia se baseou apenas nos depoimentos de delatores, sem elementos que comprovassem os relatos, e que faltava justa causa para a ação penal. A desembargadora concordou com esse argumento, trancando o processo.

A Operação Rizoma resultou na denúncia de 16 pessoas por crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção passiva e ativa, tráfico de influência e organização criminosa. O empresário Arthur Mario Pinheiro Machado foi apontado como líder do esquema de desvios nos fundos de pensão, enquanto Vaccari foi acusado de ser destinatário de R$ 1 milhão em propina. Ambos negaram as acusações.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags