Lewandowski coordena curso em universidade que foi alvo da Polícia Federal (PF)
Ao assumir o cargo de ministro da Justiça nesta quinta-feira (1º/2), Ricardo Lewandowski também terá uma ligação com a Polícia Federal (PF), que realizou uma operação contra a Universidade Santo Amaro (Unisa) em abril do ano passado. Curiosamente, Lewandowski é o coordenador e professor do curso de mestrado em direito médico na Unisa, localizada em São Paulo.
A instituição de ensino foi alvo de mandados de busca e apreensão durante a Operação Falsa Tutela, que investigava supostas fraudes relacionadas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A ação conjunta da PF e da Controladoria-Geral da União (CGU) visava apurar a inclusão de documentos falsos no sistema federal que gerenciava os repasses financeiros do Fies às universidades.
Apesar dessa operação ter ocorrido em abril de 2023, Lewandowski foi homenageado pela Unisa com o título de doutor honoris causa no mesmo mês. O ministro, agora à frente do Ministério da Justiça, também coordena o mencionado curso de mestrado na universidade, cujas aulas em formato híbrido estão programadas para iniciar no próximo mês e terão a duração de dois anos.