Lula Afirma que Não Hesitará em Ligar para Trump Caso Necessário

Lula Afirma que Não Hesitará em Ligar para Trump Caso Necessário

Presidente defende diálogo com os EUA, sem receios, e destaca a busca por um livre comércio com o país norte-americano.

Em uma entrevista à imprensa neste sábado (29), antes de retornar ao Brasil após sua visita de Estado ao Vietnã, Lula se mostrou aberto a dialogar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a qualquer momento que considerar necessário. O presidente brasileiro declarou que não hesitará em ligar para Trump se sentir que uma conversa é essencial, reforçando que o mesmo se aplica ao líder norte-americano caso ele tenha interesse.

“Se eu sentir necessidade de conversar com o presidente Trump, não terei nenhum problema em ligar. E, se ele achar que tem algo importante para conversar comigo, espero que também não tenha problema de ligar”, afirmou Lula, respondendo a perguntas sobre as negociações e a iminente alta nas tarifas de importação que entram em vigor em abril.

Lula também deixou claro que o Brasil está empenhado em buscar soluções diplomáticas com os Estados Unidos antes de recorrer a medidas mais extremas, como disputas na Organização Mundial do Comércio (OMC). “Queremos usar todas as palavras possíveis para promover um livre comércio com os Estados Unidos”, disse.

O presidente também mencionou que, embora Trump tenha o direito de adotar políticas que considera adequadas para os Estados Unidos, o Brasil tem a liberdade de tomar suas próprias decisões, sempre com foco no comércio livre e em acordos vantajosos para o país.

Em outro momento, Lula destacou o lado positivo de algumas decisões de Trump, como sua postura em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia, enfatizando que, nesse ponto, o ex-presidente americano parece estar no caminho certo ao buscar soluções de paz.

Ao longo da viagem à Ásia, Lula também se envolveu em discussões sobre o comércio internacional, destacando a importância de estreitar os laços comerciais com o Vietnã e de expandir acordos com a região.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias