Lula libera quase R$ 6 bilhões para duplicar a BR-163 e promete transformar estradas em Mato Grosso

Lula libera quase R$ 6 bilhões para duplicar a BR-163 e promete transformar estradas em Mato Grosso

Obra histórica vai melhorar escoamento, dar mais segurança e aliviar a vida de quem depende da rodovia. Presidente também anunciou recursos para o Rodoanel de Cuiabá e o Contorno Leste.

Durante sua visita a Campo Verde (MT) neste sábado (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um pacote pesado de investimentos para melhorar a infraestrutura do estado. Só para a BR-163, uma das rodovias mais movimentadas e importantes da região, serão destinados R$ 5,9 bilhões em obras de duplicação, pavimentação e modernização.

Além disso, Lula confirmou R$ 600 milhões para o Rodoanel de Cuiabá, além do início do projeto do Contorno Leste, que deve desafogar o trânsito na capital mato-grossense.

“Essa BR-163 começou lá no meu primeiro mandato, em 2006. Agora, o BNDES chega com recursos para finalmente tirar do papel aquilo que é sonho de quem mora aqui. Mauro Mendes, termine essa estrada, porque um dia eu ainda quero trafegar nela!”, brincou Lula, arrancando risadas da plateia.

A visita, que deveria ter ocorrido no último dia 17, precisou ser remarcada por ajustes na agenda presidencial.

🚛 BR-163: a espinha dorsal de Mato Grosso

A BR-163 não é apenas uma estrada — ela é a veia por onde corre boa parte da economia mato-grossense. Por ela escoam toneladas e mais toneladas de soja, milho e algodão, conectando os produtores aos portos do Norte e do Sul do país.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que as obras vão tornar a rodovia mais segura, rápida e eficiente. A expectativa é que, com a duplicação e as melhorias, o tempo de viagem seja reduzido em até 1h30, além de oferecer mais conforto, com áreas de descanso para os caminhoneiros.

🛣️ De estrada da integração à potência do agro

Inaugurada em 1976, a BR-163 foi parte de um plano ambicioso do governo militar para integrar o Norte ao restante do país. A obra foi tão desafiadora que precisou da criação de batalhões especiais de engenharia para vencer a floresta e o isolamento.

Hoje, a estrada é absolutamente vital: são cerca de 70 mil veículos por dia, sendo 70% de transporte de carga — o que só reforça a importância de torná-la mais moderna, segura e capaz de atender às demandas do agro e da população.

📍 Investimentos que mudam a vida

Além da BR-163, o anúncio do Rodoanel de Cuiabá e do Contorno Leste promete melhorar muito a mobilidade urbana, reduzir congestionamentos e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Lula também aproveitou a visita para lançar o Programa Solo Vivo, que vai recuperar áreas degradadas e fortalecer a agricultura familiar no estado.

Entre promessas, cobranças e brincadeiras, o presidente deixou claro: “O Brasil não pode crescer deixando ninguém para trás”.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias