
Nikolas Ferreira e o Zolgensma: Desinformação Desfeita
Deputado nega boatos sobre oposição ao medicamento contra a AME
Recentemente, circulou a informação de que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) estaria tentando barrar a distribuição gratuita do Zolgensma, um remédio de alto custo, usado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME). No entanto, uma investigação do Estadão Verifica revelou que essas alegações são falsas.
Nikolas, ao ser questionado sobre as postagens que circulavam nas redes sociais, esclareceu que nunca se opôs ao fornecimento do medicamento e, ao contrário, defende que o acesso ao Zolgensma seja garantido o mais rápido possível. “O acesso ao medicamento deve ser oferecido com transparência e responsabilidade, priorizando as crianças que dependem desse tratamento vital”, afirmou o parlamentar.
Em fevereiro, Nikolas havia cobrado do Ministério da Saúde explicações sobre a demora na implementação da distribuição do Zolgensma pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele destacou que a falta de acesso ao medicamento resultava em uma judicialização desnecessária, que sobrecarregava o sistema de saúde e causava gastos elevados com processos.
O medicamento, que pode custar até R$ 7 milhões, foi finalmente incorporado ao SUS em 24 de março de 2025, após um acordo com a farmacêutica Novartis, beneficiando milhares de crianças diagnosticadas com a AME.