STF rejeita pedido de Bolsonaro para afastar Dino e Zanin de julgamento

STF rejeita pedido de Bolsonaro para afastar Dino e Zanin de julgamento

Nunes Marques vota contra tentativa do ex-presidente de impedir ministros no caso do suposto golpe

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou contra o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para impedir os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino de participarem do julgamento da denúncia sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Marques também se posicionou contra os pedidos do ex-ministro Walter Braga Netto para afastar Alexandre de Moraes e do general da reserva Mario Fernandes para barrar Dino.

Os recursos apresentados por Bolsonaro, Braga Netto e Mario Fernandes questionam decisões que rejeitaram os pedidos de impedimento ou suspeição dos três ministros do STF. O caso está sendo analisado pelo plenário da Corte no formato virtual. Nunes Marques acompanhou o relator, Luís Roberto Barroso, que também preside o STF, mas apresentou um voto em separado, sendo o primeiro a fazê-lo.

No seu parecer, Nunes Marques argumentou que não há indícios de que Dino e Zanin possuam qualquer interesse extrajudicial no julgamento de Bolsonaro que pudesse comprometer a imparcialidade. No entanto, a defesa do ex-presidente alegou que ambos já haviam tomado medidas contra Bolsonaro no passado, o que, segundo eles, configuraria suspeição.

O ministro Luiz Fux também votou no mesmo sentido do relator. Com isso, o placar do julgamento já soma nove votos contrários ao pedido de Bolsonaro. A derrota do ex-presidente na Corte já era esperada, especialmente depois que, na quarta-feira (19), a maioria dos ministros rejeitou as tentativas de afastamento.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags