Em São Paulo, polícia cumpre mandados na Cracolândia

Em São Paulo, polícia cumpre mandados na Cracolândia

Mais de mil policiais civis e militares participam da operação

Nesta terça-feira (6), policiais realizaram uma grande operação na Cracolândia, no centro de São Paulo, cumprindo mais de 200 mandados de prisão, busca e apreensão, além do sequestro e bloqueio de bens e a suspensão das atividades econômicas de prédios comerciais na área.

A operação, denominada Salus et Dignitas, visa desmantelar redes de tráfico de drogas que operam na região e envolve a entrada da polícia em locais onde vivem famílias.

A Cracolândia é conhecida por abrigar um grande número de usuários de drogas e pessoas em situação de rua, e se tornou foco de disputas, incluindo questões de especulação imobiliária.

De acordo com um comunicado do governo, imóveis onde forem detectadas atividades criminosas terão suas licenças de funcionamento cassadas e serão lacrados. O movimento social Craco Resiste, que defende os direitos dos moradores da Cracolândia, publicou em suas redes sociais imagens da operação em andamento. Uma das fotos mostra o Hotel Tupy, localizado na Rua Gusmão, em Santa Ifigênia, enquanto outra registra um prédio residencial cercado por agentes da prefeitura.

Ainda segundo o comunicado, as famílias da área passarão por uma triagem e, após avaliação, serão encaminhadas a locais como unidades de saúde, abrigos, a Central Integrada de Atenção e Acolhimento, e o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Grupos que defendem os direitos dos usuários de drogas alertam para o risco de internações compulsórias, uma prática que já ocorre em cidades como Florianópolis.

Mais de mil agentes das polícias civil e militar, além de policiais rodoviários federais, promotores públicos, representantes das subprefeituras da capital e do Ministério do Trabalho e Emprego, foram mobilizados para a operação. O governo também anunciou que equipes estarão disponíveis para emitir documentos, fornecer alimentação, distribuir kits com roupas e produtos de higiene pessoal, em uma ação coordenada pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e de Saúde.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags