Lula viaja ao México para posse da nova presidente eleita e agenda com Obrador
Presidente Lula vai participa da celebração de posse da primeira mulher eleita para a presidência do México
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (29) para a Cidade do México, onde terá uma série de compromissos importantes. O destaque da viagem será a participação na posse de Cláudia Sheinbaum, a primeira mulher eleita para a presidência do México, que ocorrerá na próxima terça-feira (1º). Sheinbaum, ex-prefeita da capital mexicana e física de formação, conquistou a presidência em junho com cerca de 60% dos votos, sucedendo o atual presidente Andrés Manuel López Obrador, seu aliado político.
Antes da cerimônia, Lula tem uma reunião marcada com López Obrador, em cumprimento a um compromisso previamente agendado. Entre os temas de discussão, espera-se que a situação da Venezuela esteja em pauta, embora não se espere grandes avanços nesse tópico, já que o México, sob a liderança de Sheinbaum, indicou que prefere que o tema seja tratado por organizações internacionais.
Além disso, Lula se encontrará com a presidente eleita Sheinbaum para tratar de assuntos como meio ambiente, igualdade de gênero e comércio bilateral. A formação científica da nova líder mexicana, especialmente em temas climáticos, é vista como uma oportunidade para fortalecer as parcerias entre Brasil e México em questões ambientais.
O México, importante parceiro comercial do Brasil, é o sexto maior destino das exportações brasileiras. Durante o encontro, Lula deve buscar o fortalecimento do acordo de complementação econômica (ACE-53), que reduz ou elimina tarifas de importação para cerca de 800 produtos. Também será discutido o ACE-55, que regula o comércio de veículos entre os dois países.
Além dessas reuniões, Lula participará do Fórum Empresarial México-Brasil, onde serão debatidos temas como segurança alimentar, cadeias produtivas e o futuro da indústria. O evento contará com a presença de 400 empresários, sendo 150 brasileiros. Após o fórum, Lula será um dos convidados de um jantar oficial oferecido pelo governo mexicano. A previsão é que o presidente retorne ao Brasil na terça-feira, logo após a posse de Sheinbaum.