Argentina Retira Delegação da COP29 em Protesto Contra Agenda Ambiental da ONU

Argentina Retira Delegação da COP29 em Protesto Contra Agenda Ambiental da ONU

Decisão do governo Milei reflete oposição às políticas climáticas e ao papel da ONU no enfrentamento das mudanças globais.

A delegação da Argentina foi retirada da COP29, que está ocorrendo em Baku, no Azerbaijão, por ordem do governo de Javier Milei, conforme confirmou uma fonte da chancelaria argentina à CNN nesta quarta-feira (13). A decisão ocorre logo no início da conferência, que teve início na segunda-feira (11), e afeta tanto os membros que já estavam presentes quanto a equipe que deveria se juntar ao evento nesta quarta-feira (13).

O Ministério das Relações Exteriores da Argentina emitiu a ordem para a retirada da delegação, que não continuará no evento. A mesma fonte também indicou que os integrantes que ainda estavam programados para viajar de Buenos Aires a Baku não embarcarão mais para a conferência.

Este movimento reflete a postura do governo de Javier Milei, que tem se posicionado contra várias agendas ambientais promovidas pela ONU. Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente argentino criticou a organização por tentar impor “uma agenda ideológica” e se distanciou das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

“Estamos no fim de um ciclo. O coletivismo e a moral da agenda acordada colidiram com a realidade e não têm mais soluções a oferecer para os problemas do mundo”, declarou Milei na ocasião. Durante sua campanha presidencial, ele foi ainda mais contundente, chamando as políticas de combate às mudanças climáticas de “falsas” e acusando as organizações internacionais de buscar apenas arrecadar recursos para financiar “socialistas preguiçosos”.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias