Eleitores confundem carteira com celular durante votação de Gilmar Mendes

Eleitores confundem carteira com celular durante votação de Gilmar Mendes

Imagens do ministro do STF na cabine de votação provocaram confusão nas redes sociais, mas objeto levado por Gilmar Mendes era sua carteira funcional com a “colinha” eleitoral

Um episódio envolvendo o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), provocou confusão entre eleitores durante a votação deste domingo (4), em Diamantino, no Mato Grosso.

Imagens registradas durante a votação mostraram o ministro segurando um objeto enquanto estava diante da urna eletrônica. Nas redes sociais, algumas pessoas interpretaram o objeto como sendo um telefone celular, o que gerou questionamentos porque aparelhos eletrônicos são proibidos dentro da cabine de votação.

A situação, entretanto, foi esclarecida: não era um celular, mas a carteira funcional de Gilmar Mendes, que continha a chamada “colinha” eleitoral com os números dos candidatos escolhidos. O TRE-MT confirmou a informação.

A confusão começou pelas imagens

O episódio ganhou repercussão depois que vídeos e fotografias da votação começaram a circular nas redes sociais.

Nas imagens, Gilmar Mendes aparece com um objeto retangular nas mãos. Para alguns eleitores, a aparência do objeto fez parecer que o ministro estava segurando um telefone celular dentro da cabine.

A interpretação rapidamente se espalhou, justamente porque a regra eleitoral para 2026 é bastante clara: celular, câmera fotográfica, filmadora e outros equipamentos capazes de registrar ou transmitir o voto não podem ser levados para a cabine.

Mas, neste caso específico, a aparência enganou.

O objeto era a carteira funcional do ministro, utilizada juntamente com a anotação dos números dos candidatos.

O que aconteceu de fato

Segundo a assessoria de Gilmar Mendes, o ministro deixou o celular com um segurança antes de entrar na cabine.

A carteira que aparece nas imagens continha a “colinha” eleitoral, que é permitida pela Justiça Eleitoral.

O próprio gabinete do ministro afirmou que ele não entrou na cabine com telefone celular e que a mesária confirmou que o aparelho não estava com ele.

O TRE-MT também verificou a situação.

Uma juíza eleitoral foi ao local para recolher informações com os mesários, que esclareceram que o objeto levado pelo ministro era uma carteira.

Celular é proibido, mas a colinha de papel é permitida

A confusão também serviu para lembrar uma regra importante das eleições.

O eleitor pode levar para a cabine uma colinha em papel contendo os números dos candidatos.

O que não pode é levar celular ou outro equipamento que possa registrar, fotografar, filmar ou transmitir o voto.

O TSE explica que o aparelho deve ser desligado e deixado no local indicado pela mesa receptora antes de o eleitor entrar na cabine. A medida existe para preservar o sigilo do voto e impedir, por exemplo, que alguém seja obrigado a apresentar uma prova de como votou.

Portanto, existe uma diferença bastante objetiva:

celular dentro da cabine: proibido;
colinha de papel: permitida;
carteira funcional com a colinha: permitida.

A aparência criou uma história que não correspondia aos fatos

O episódio mostra como uma imagem isolada pode produzir uma interpretação diferente da realidade.

Para quem viu rapidamente a gravação, poderia parecer que Gilmar Mendes estava segurando um telefone.

Mas a apuração feita posteriormente esclareceu que não era esse o caso.

O episódio chegou a gerar publicações afirmando que o ministro teria violado a regra eleitoral, mas a verificação realizada pelo TRE-MT, pelo TSE e pela assessoria do ministro apontou que o objeto era uma carteira funcional.

Ou seja, neste caso, a confusão foi muito mais visual do que eleitoral.

A ironia da “carteira que virou celular”

A situação acabou produzindo uma cena curiosa nas redes sociais.

Em uma eleição em que o celular precisa ficar fora da cabine, uma carteira apareceu nas mãos de um ministro e, por alguns momentos, virou celular na interpretação de quem assistia às imagens.

A tecnologia avançou tanto que até carteira agora pode ganhar identidade de smartphone dependendo do ângulo da câmera.

Mas a realidade é bem mais simples: Gilmar Mendes tinha consigo a carteira funcional e a colinha eleitoral, enquanto o celular permaneceu com seu segurança.

Não houve confirmação de infração

É importante destacar que não há, a partir das informações divulgadas pelo TRE-MT e pela assessoria do ministro, confirmação de que Gilmar Mendes tenha levado um celular para dentro da cabine.

A regra que proíbe o aparelho continua plenamente válida e se aplica a todos os eleitores.

Mas, neste episódio específico, o objeto confundido com celular era uma carteira.

O episódio também mostra a importância da checagem

Em uma eleição marcada por intensa circulação de vídeos, fotografias e informações nas redes sociais, o caso serve como exemplo de como uma imagem pode provocar conclusões precipitadas.

Primeiro apareceu a imagem.

Depois veio a interpretação.

E, finalmente, veio a explicação oficial.

A sequência é importante porque uma fotografia ou um vídeo curto pode não mostrar todo o contexto.

Neste caso, a checagem esclareceu que o ministro não estava utilizando o celular para votar.

Resumo do episódio

  • Gilmar Mendes votou em Diamantino, no Mato Grosso.
  • Imagens mostraram o ministro segurando um objeto dentro da cabine.
  • Alguns eleitores confundiram o objeto com um celular.
  • O TRE-MT esclareceu que se tratava de uma carteira.
  • A carteira funcional continha a “colinha” com os números dos candidatos.
  • O celular do ministro, segundo sua assessoria, ficou com um segurança.
  • A colinha de papel é permitida dentro da cabine.
  • Celulares e equipamentos capazes de registrar ou transmitir o voto são proibidos.
  • Não houve confirmação de que Gilmar Mendes tenha levado celular para a cabine.

No fim, aquilo que parecia ser mais uma polêmica eleitoral acabou tendo uma explicação bem mais simples: os eleitores confundiram uma carteira com um celular.

A imagem chamou atenção, as redes sociais fizeram o restante e a checagem colocou o episódio de volta no lugar correto: não era telefone; era carteira funcional com a colinha eleitoral.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags