
PF apura suposta interferência dos EUA nas eleições, enquanto TSE diz não ter encontrado interferência no primeiro turno
Investigação preliminar nasceu de representação da AGU após reportagem sobre possível financiamento norte-americano; diante da disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro no segundo turno, o episódio abre espaço para questionamentos políticos, mas não há prova de manipulação eleitoral
A eleição brasileira de 2026 entra no segundo turno cercada por uma nova controvérsia. Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que não identificou qualquer interferência estrangeira no primeiro turno, a Polícia Federal (PF) abriu uma apuração preliminar para investigar justamente uma possível interferência externa, depois de receber uma representação da Advocacia-Geral da União (AGU).
A investigação foi confirmada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, no domingo (4). Segundo ele, a representação da AGU foi analisada pela área técnica da Polícia Federal e encaminhada à Diretoria de Inteligência. Até o momento, trata-se de uma apuração preliminar, e não da confirmação de que os Estados Unidos tenham interferido nas eleições brasileiras.
E é justamente aí que começa a discussão.
De um lado, existe uma denúncia que precisa ser investigada se houver elementos concretos.
De outro, transformar uma suspeita ainda não comprovada em uma narrativa de interferência eleitoral seria dar um salto que os fatos disponíveis, neste momento, não autorizam.
A investigação surgiu a partir de uma denúncia da AGU
A origem da apuração está em uma representação encaminhada pela AGU à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República.
A iniciativa ocorreu depois de uma reportagem do jornal britânico The Guardian, segundo a qual o governo dos Estados Unidos teria destinado US$ 1 milhão, aproximadamente R$ 5,1 milhões na conversão divulgada, para um programa denominado “Countering Lawfare and Censorship in Brazil”.
A AGU solicitou que fossem investigadas as circunstâncias do suposto financiamento e seus possíveis efeitos sobre instituições brasileiras. O órgão afirmou que, caso as informações fossem comprovadas, poderia haver discussão sobre eventual ingerência estrangeira em assuntos internos do Brasil.
É importante, entretanto, não confundir investigação com comprovação.
Até agora, não foi demonstrado que esse dinheiro tenha sido utilizado para alterar votos, manipular urnas, interferir na totalização ou modificar o resultado de qualquer eleição.
Também não foi apresentada, até o momento, uma conclusão oficial da PF afirmando que o governo norte-americano tenha manipulado o processo eleitoral brasileiro.
E o TSE diz exatamente o contrário
Enquanto a PF apura a denúncia, o presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, afirmou no próprio domingo que não havia sido constatada interferência estrangeira no primeiro turno.
O ministro declarou que o tribunal não recebeu alerta de órgãos de inteligência indicando ameaça externa ao processo eleitoral e destacou que a votação transcorreu dentro da normalidade.
Essa diferença entre uma apuração investigativa e uma constatação eleitoral é fundamental.
A PF está perguntando:
Houve alguma interferência externa? Houve financiamento irregular? Quem recebeu recursos? Para qual finalidade?
O TSE, por sua vez, está dizendo:
Não encontramos, durante o primeiro turno, evidência de interferência estrangeira capaz de comprometer a eleição.
As duas afirmações podem coexistir porque uma investigação existe justamente para esclarecer uma suspeita.
O problema começa quando a suspeita vira narrativa
É nesse ponto que surge uma questão política delicada.
O Brasil acabou de sair de um primeiro turno extremamente polarizado. De um lado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Do outro, Flávio Bolsonaro (PL).
A disputa agora será decidida no segundo turno.
Por isso, qualquer investigação envolvendo suposta interferência estrangeira precisa ser conduzida com máxima transparência, critérios objetivos e respeito ao devido processo.
A PF tem obrigação de investigar fatos que cheguem oficialmente à instituição.
Mas investigar não significa confirmar.
E uma representação da AGU não significa que aquilo que está sendo denunciado tenha acontecido.
Essa diferença é essencial para que uma investigação legítima não seja confundida com uma conclusão antecipada.
A ironia do momento político
Há uma ironia evidente no calendário.
O primeiro turno terminou.
O eleitor escolheu os dois candidatos que disputarão a Presidência.
E, praticamente ao mesmo tempo, surge uma investigação sobre uma suposta interferência estrangeira no processo eleitoral.
É claro que qualquer interferência estrangeira comprovada seria gravíssima.
Mas, enquanto não houver prova, transformar a suspeita em uma espécie de explicação antecipada para o comportamento do eleitor seria igualmente perigoso.
A democracia não pode funcionar assim:
perdeu, procura-se uma interferência; ganhou, procura-se uma justificativa.
O resultado eleitoral precisa ser examinado pelos fatos, pelos votos e pelas regras eleitorais — não por narrativas construídas depois da votação.
A PF não disse que encontrou fraude eleitoral
Outro ponto precisa ser destacado.
A Polícia Federal não anunciou ter encontrado fraude nas urnas eletrônicas.
Segundo Andrei Rodrigues, a investigação está relacionada à possibilidade de interferência externa e financiamento estrangeiro. A apuração foi encaminhada à área de inteligência da corporação.
Portanto, até aqui, não existe base factual para afirmar que houve manipulação dos votos ou fraude na votação.
Também não há, nas informações divulgadas, conclusão de que qualquer resultado presidencial tenha sido adulterado.
O que existe é uma investigação para verificar se houve alguma tentativa de influência externa.
O caso também envolve acusações contra o governo Trump
A controvérsia ganhou força depois que a AGU acionou as autoridades brasileiras para investigar a informação de que recursos do governo de Donald Trump teriam sido destinados a projetos relacionados à crítica ao STF e ao chamado lawfare.
A AGU sustentou que, caso a denúncia fosse comprovada e os recursos tivessem sido utilizados para interferir de forma organizada em assuntos internos brasileiros, poderia existir uma questão de soberania nacional.