
Janja acusa Flávio de querer trabalho 7 dias por semana, mas proposta do candidato defende liberdade de escolha
Primeira-dama afirma que Flávio Bolsonaro quer “enterrar” o fim da escala 6×1 e fazer brasileiros trabalharem sete dias por semana; candidato do PL, porém, defende flexibilização da jornada e afirma que o próprio trabalhador deve escolher como organizar seus dias de trabalho
A campanha presidencial entrou em mais um confronto direto sobre o fim da escala 6×1. Em vídeo publicado nas redes sociais, a primeira-dama Janja Lula da Silva afirmou que Flávio Bolsonaro quer que os brasileiros trabalhem “7 dias por semana” e acusou o candidato do PL de ser contrário aos direitos dos trabalhadores.
Segundo Janja, Flávio pretende “enterrar” a discussão sobre o fim da escala 6×1 e acabaria com programas como o Farmácia Popular. Ela também fez outras críticas ao candidato, afirmando que, em eventual governo de Flávio, o crime organizado dominaria o país e que direitos das mulheres seriam destruídos.
A declaração, entretanto, precisa ser confrontada com aquilo que o próprio candidato efetivamente defende.
O que Flávio realmente propõe
Flávio não afirma que os trabalhadores devem ser obrigados a trabalhar sete dias por semana.
O candidato do PL defende uma jornada mais flexível, na qual o trabalhador possa escolher a quantidade de horas e os dias em que pretende trabalhar, de acordo com suas necessidades.
Em declaração recente, Flávio afirmou que sua proposta é permitir que cada trabalhador organize sua própria jornada. Citou, inclusive, situações de pessoas que precisam trabalhar menos horas por causa de filhos ou outras responsabilidades familiares.
A lógica apresentada por ele é justamente a de ampliar a liberdade de escolha: quem precisar trabalhar menos poderia fazê-lo, enquanto quem quiser trabalhar mais para aumentar sua renda também teria essa possibilidade, preservados os direitos trabalhistas previstos em sua proposta.
Portanto, transformar a defesa de flexibilidade na afirmação de que Flávio pretende obrigar brasileiros a trabalhar sete dias por semana é uma interpretação política da campanha adversária, e não a descrição literal da proposta apresentada pelo candidato.
Duas propostas diferentes para acabar com a 6×1
O debate é mais complexo do que o discurso eleitoral apresentado por Janja.
A proposta apoiada por Lula prevê reduzir a jornada semanal de 44 para 40 horas, estabelecer dois dias de descanso e manter salários e benefícios.
Já a alternativa defendida por Flávio e pelo senador Rogério Marinho aposta em maior flexibilidade e na possibilidade de negociação sobre jornada e remuneração proporcional às horas trabalhadas.
Ou seja, existe uma divergência real entre os projetos.
O eleitor pode concordar com a proposta de Lula ou com a alternativa apresentada por Flávio. O que não ajuda o debate é transformar uma discussão sobre modelos de jornada em uma acusação de que um candidato pretende simplesmente obrigar toda a população a trabalhar sete dias por semana.
Janja volta a atacar Flávio
A fala da primeira-dama também demonstra o tom cada vez mais agressivo da campanha do segundo turno.
Além da questão da jornada de trabalho, Janja associou uma eventual vitória de Flávio a diversos cenários negativos, incluindo aumento do poder do crime organizado, retorno das armas às casas dos brasileiros, perda de direitos e até uma possível crise sanitária em caso de nova pandemia.
Esse tipo de discurso merece ser recebido com espírito crítico pelo eleitor.
Uma campanha presidencial deveria apresentar propostas, comparar programas e explicar ao cidadão quais seriam as consequências econômicas e sociais de cada projeto. Transformar o adversário em uma ameaça absoluta pode produzir efeito eleitoral, mas empobrece a discussão sobre políticas públicas.
A escala 6×1 virou arma eleitoral
O fim da escala 6×1 passou a ocupar posição central na campanha de Lula neste segundo turno.
O presidente tem pressionado publicamente Flávio para que declare apoio à proposta que tramita no Senado. Lula chegou a pedir que o candidato do PL e sua bancada votem pelo fim da escala atual.
Flávio, por sua vez, acusa Lula de utilizar o tema eleitoralmente, argumentando que o governo poderia ter avançado anteriormente e que a discussão ganhou força justamente durante o segundo turno.
O confronto, portanto, não é sobre a existência ou não de descanso para o trabalhador. Os dois lados dizem defender melhores condições de trabalho. A diferença está em como isso seria alcançado.
Mérito a Rogério Marinho
Nesse debate, merece destaque o papel do senador Rogério Marinho, que apresentou uma alternativa ao modelo defendido pelo governo.
A PEC 12, de autoria de Marinho e apoiada por Flávio, procura colocar no centro da discussão a possibilidade de maior liberdade na organização da jornada. A ideia é permitir que diferentes trabalhadores tenham soluções diferentes, levando em consideração profissão, renda, necessidades familiares e realidade de cada atividade econômica.
É justamente esse ponto que merece ser discutido com seriedade.
Um trabalhador que deseja reduzir sua jornada pode ter necessidades completamente diferentes daquele que precisa aumentar sua renda. Pequenas empresas também enfrentam uma realidade diferente de grandes corporações. Comércio, indústria, serviços, trabalhadores autônomos e outras categorias possuem condições distintas.
Por isso, Rogério Marinho merece mérito por colocar uma alternativa na mesa e não simplesmente aceitar que o debate seja reduzido a uma disputa de slogans eleitorais.
A resposta que o eleitor precisa ouvir
A fala de Janja pode render manchetes, mas o eleitor precisa ir além da provocação.
Flávio quer flexibilizar a jornada. Lula quer reduzir a jornada para 40 horas semanais e estabelecer dois dias de descanso. São projetos diferentes.
A pergunta correta, portanto, não é simplesmente se alguém quer que o brasileiro trabalhe sete dias por semana.
A pergunta é: qual modelo garante mais liberdade, segurança jurídica, renda e qualidade de vida para o trabalhador sem produzir efeitos negativos sobre empregos e empresas?
É essa comparação que deveria ocupar o centro da campanha.
Ao afirmar que Flávio quer obrigar brasileiros a trabalhar sete dias por semana, Janja escolheu o caminho mais fácil da campanha eleitoral: apresentar o adversário pelo pior cenário possível.
Mas a proposta pública de Flávio é outra. Ele fala em liberdade para o trabalhador escolher sua jornada, inclusive podendo trabalhar menos quando suas circunstâncias pessoais exigirem.
No fim, caberá ao eleitor decidir qual modelo considera mais adequado.
E, nesse confronto, o mérito de Rogério Marinho está justamente em exigir que a discussão seja feita sobre propostas concretas — e não apenas sobre ataques políticos.