
Professores da UFPE oferecem pagar viagens de estudantes para votar em mobilização pró-Lula; denúncia pede investigação do MPF
Sergio Machado Rezende e Cid Bartolomeu de Araújo manifestaram disposição para custear deslocamentos de alunos; Anderson Gomes apoiou a iniciativa. Caso levanta questionamentos sobre o uso de e-mails institucionais, a liberdade de consciência dos estudantes e os limites entre atuação política e atividade acadêmica.
Uma denúncia apresentada ao Ministério Público Federal (MPF) pede a investigação de três professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) após a circulação de mensagens institucionais que propunham ajuda financeira para que estudantes pudessem viajar até seus locais de votação no segundo turno da eleição presidencial, marcado para 25 de outubro de 2026. A iniciativa foi apresentada em um contexto de mobilização política favorável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), e de oposição à candidatura do senador Flávio Bolsonaro, do Partido Liberal (PL).
Os docentes citados são Sergio Machado Rezende, responsável pela proposta inicial; Cid Bartolomeu de Araújo, que também se ofereceu para contribuir financeiramente; e Anderson Gomes, que manifestou concordância com a iniciativa. As informações foram divulgadas pela Revista Oeste e reproduzidas por outros veículos de comunicação. Segundo as reportagens, a representação encaminhada ao MPF solicita apuração de possíveis irregularidades eleitorais e do uso de canais institucionais da universidade para organizar a mobilização.
O episódio provoca um debate importante sobre a responsabilidade de professores de instituições públicas, a liberdade de manifestação política no ambiente universitário e a necessidade de preservar a autonomia intelectual dos estudantes. A universidade deve ser um espaço de conhecimento, pluralidade e confronto de ideias, no qual diferentes posições políticas possam ser discutidas sem que a relação entre docentes e alunos se transforme em instrumento de pressão ou de favorecimento eleitoral.
Como surgiu a proposta de financiar as viagens
Segundo a reportagem da Revista Oeste, em 12 de outubro, Sergio Machado Rezende enviou um e-mail por meio de canais institucionais a listas de professores, funcionários e estudantes do Departamento de Física da UFPE. Na mensagem, o docente criticou as propostas atribuídas a Flávio Bolsonaro e afirmou acreditar que uma eventual vitória do senador poderia ameaçar a democracia, a soberania nacional e a educação.
Rezende também mencionou a diferença de votos entre Lula e Flávio Bolsonaro no primeiro turno, estimada por ele em aproximadamente 2,3 milhões de votos, além dos cerca de 33 milhões de eleitores que não compareceram às urnas. O professor argumentou que parte dos ausentes seria formada por estudantes e apresentou uma proposta para ajudar financeiramente aqueles que precisassem viajar para votar.
Na mensagem, o docente afirmou que professores da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, estariam reunindo recursos para financiar viagens de estudantes a seus municípios de votação. Em seguida, declarou que ele e alguns colegas também estavam dispostos a pagar despesas semelhantes para alunos da UFPE.
A proposta previa que estudantes de graduação e pós-graduação fizessem um levantamento dos colegas que necessitassem do auxílio. Rezende sugeriu que as informações fossem encaminhadas por e-mail ou WhatsApp e mencionou a possibilidade de uma reunião no Departamento de Física para organizar a iniciativa.
O ponto que merece esclarecimento é como o auxílio seria operacionalizado, quem seriam os beneficiários, quais critérios seriam adotados e se haveria algum vínculo entre a concessão do dinheiro e o compromisso político ou eleitoral dos estudantes. As informações publicadas descrevem uma oferta de custeio de viagens para votar, mas não demonstram, por si só, que os beneficiários teriam de votar em determinado candidato.
Outros professores também se manifestaram
Cid Bartolomeu de Araújo respondeu à mensagem afirmando que também estava disposto a contribuir para o pagamento das despesas de viagem dos estudantes que precisassem de ajuda para votar no dia 25 de outubro.
Anderson Gomes, por sua vez, declarou concordância com a iniciativa e indicou uma pessoa de contato para um grupo de laboratório, mencionando que seria feita uma verificação. De acordo com a reportagem original, ele não afirmou expressamente que contribuiria financeiramente.
As diferenças entre as manifestações são relevantes: a proposta de organizar o levantamento partiu de Rezende, Araújo ofereceu contribuição financeira e Gomes demonstrou apoio. Não é correto atribuir aos três exatamente a mesma conduta sem considerar o conteúdo específico de cada mensagem.
Na abertura do e-mail, Rezende reconheceu que estava utilizando um espaço institucional para tratar de um assunto político e pediu compreensão aos destinatários que tivessem posicionamento diferente do seu. Segundo a reportagem, ele escreveu que, em seus 54 anos como professor do departamento, nunca havia enviado uma mensagem sobre eleições presidenciais e reconheceu que o tema não era acadêmico.
Esse trecho é central para a discussão: o próprio docente identificou que estava usando um canal de comunicação universitário para abordar uma questão eleitoral. Isso não torna automaticamente a mensagem ilegal, mas reforça a necessidade de discutir os limites e as responsabilidades envolvidos no uso de estruturas públicas para mobilizações políticas.
Repúdio à possível doutrinação e defesa do pluralismo em sala de aula
A situação suscita uma crítica legítima à eventual confusão entre a função pedagógica do professor e a atuação como mobilizador eleitoral. O papel de um educador universitário é oferecer conhecimento, estimular o pensamento crítico e permitir que os estudantes examinem diferentes argumentos com liberdade. A sala de aula não deve ser convertida em espaço de imposição de uma preferência partidária, independentemente de qual partido ou candidato esteja em questão.
É importante, contudo, distinguir a manifestação de uma opinião política da doutrinação propriamente dita. Um professor tem liberdade de expressão e pode participar do debate público, assim como estudantes têm direito de defender suas convicções. O problema surge quando há indícios de coerção, constrangimento, tratamento desigual, condicionamento de benefícios ou utilização indevida da autoridade acadêmica para interferir na decisão política de terceiros.
Da mesma forma, oferecer ajuda para que um estudante consiga chegar ao seu local de votação não prova, isoladamente, que houve compra de votos ou constrangimento eleitoral. A análise precisa considerar as condições da oferta, a origem dos recursos, os critérios para a seleção dos beneficiários, a existência de contrapartidas e a legislação aplicável.
Ainda assim, é razoável cobrar transparência quando professores vinculados a uma universidade federal utilizam listas institucionais para organizar uma iniciativa associada a uma candidatura presidencial. A comunidade acadêmica tem o direito de saber se os canais oficiais estão sendo utilizados de forma compatível com suas finalidades e se estudantes com posições políticas divergentes teriam a mesma liberdade para participar ou recusar o convite.
Uma universidade pública pertence à sociedade e deve acolher pessoas com diferentes visões políticas, religiosas, filosóficas e ideológicas. O acesso à educação, a avaliação acadêmica e a relação entre professores e estudantes não podem depender da adesão a uma corrente partidária. O compromisso institucional deve ser com o conhecimento, a liberdade de pensamento e o respeito às diferenças.
Denúncia ao Ministério Público Federal pede apuração
A representação apresentada ao Ministério Público Federal solicita investigação sobre a possibilidade de irregularidades eleitorais e sobre o uso da estrutura da UFPE na organização da mobilização. A existência da denúncia significa que os fatos foram levados à apreciação das autoridades, mas não equivale a uma conclusão de que os professores cometeram ilegalidades.
Para esclarecer o caso, será necessário examinar as mensagens na íntegra, verificar como os recursos seriam obtidos e distribuídos, identificar os critérios para a concessão do auxílio e avaliar se houve alguma exigência de apoio a Lula ou de oposição a Flávio Bolsonaro como condição para receber o dinheiro.
Também cabe verificar se a utilização dos canais institucionais observou as regras administrativas da universidade e se houve participação formal da instituição na iniciativa. A responsabilidade individual dos docentes deve ser analisada com base em suas respectivas condutas, sem generalizações.
Até a publicação da reportagem original, a Revista Oeste informou que havia procurado a assessoria de comunicação da UFPE e solicitado respostas dos professores citados, mas não tinha recebido manifestação. Portanto, não havia, naquele relato, um posicionamento oficial da universidade que permitisse encerrar a controvérsia.
O que precisa ser esclarecido
O caso exige respostas objetivas sobre cinco pontos principais:
- Origem do dinheiro: se os recursos seriam exclusivamente particulares dos professores ou se haveria participação de verbas, estruturas ou recursos públicos.
- Critérios de atendimento: se o auxílio seria oferecido a qualquer estudante que precisasse viajar para votar ou apenas a integrantes de uma mobilização política específica.
- Liberdade de escolha: se houve qualquer exigência, explícita ou implícita, de voto em Lula, participação em atos ou adesão a determinada posição política.
- Uso dos canais institucionais: se as listas de e-mail e os espaços da universidade foram utilizados de acordo com as normas aplicáveis.
- Responsabilidades individuais: qual foi a participação concreta de cada professor e se houve alguma conduta contrária à legislação eleitoral ou às regras administrativas.
A legislação eleitoral brasileira proíbe práticas como a compra de votos e prevê sanções para determinadas formas de oferta de vantagem em troca de voto. Entretanto, a aplicação dessas regras depende das circunstâncias comprovadas. Não se pode afirmar que houve compra de votos apenas porque alguém se dispôs a financiar deslocamentos, sem demonstrar os elementos necessários para caracterizar a infração.
Universidade pública deve ser espaço de liberdade, não de pressão política
A controvérsia envolvendo professores da Universidade Federal de Pernambuco coloca em evidência uma questão que ultrapassa a disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro: qual deve ser o limite entre a participação política legítima de integrantes de uma universidade e o uso da posição acadêmica para organizar iniciativas eleitorais?
Professores têm o direito de expressar suas opiniões, apoiar candidatos e participar de debates públicos. Estudantes, por sua vez, devem ter assegurada a liberdade de decidir seus votos sem intimidação, favorecimento condicionado ou constrangimento. A mesma regra deve valer para apoiadores de todas as correntes políticas.
O repúdio à eventual doutrinação em sala de aula não deve significar censura a professores, mas defesa de um ambiente no qual ideias possam ser discutidas sem imposição. Da mesma maneira, a crítica ao uso de e-mails institucionais para mobilização eleitoral deve ser acompanhada de provas e de uma avaliação jurídica responsável, sem transformar suspeitas em condenações antecipadas.
A resposta adequada é exigir transparência, apuração independente e respeito às garantias legais. Se ficar comprovado que houve uso indevido de recursos públicos, condicionamento de benefícios ou interferência ilícita na liberdade de voto, os responsáveis deverão responder conforme a legislação. Se não houver irregularidade, essa conclusão também deverá ser respeitada.
A universidade pública precisa preservar sua credibilidade justamente por ser um espaço de formação intelectual e cidadã. O compromisso fundamental de professores e gestores deve ser com a educação, a liberdade de consciência e o pluralismo, não com a transformação da relação acadêmica em mecanismo de pressão eleitoral.