
Jorginho Mello rebate Lula e nega ter recusado investimento de R$ 24 bilhões para rodovias em Santa Catarina
Governador afirma que proposta citada pelo presidente envolvia concessão de estradas estaduais com cobrança de pedágio e acusa governo federal de distorcer os fatos
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), respondeu às declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante visita oficial a Itajaí, no litoral catarinense. Em vídeo publicado nas redes sociais na noite de sexta-feira (26), o governador negou que o Estado tenha recusado um investimento de R$ 24 bilhões do governo federal para obras de infraestrutura.
Segundo Jorginho, a informação apresentada pelo presidente e pelo ministro dos Transportes, George Santoro, não corresponde ao que realmente foi discutido entre os governos.
Jorginho contesta versão apresentada por Lula
Durante agenda em Santa Catarina, Lula afirmou que o governo estadual teria rejeitado uma parceria com a União para executar projetos rodoviários estimados em R$ 24 bilhões. A declaração foi reforçada pelo ministro George Santoro, que disse que Santa Catarina optou por não aderir ao modelo proposto pelo governo federal.
Horas depois, Jorginho rebateu publicamente a afirmação.
De acordo com o governador, nunca houve uma oferta direta de recursos federais para o Estado. Ele explicou que o projeto citado pelo ministro previa a concessão de mais de 3 mil quilômetros de rodovias estaduais à iniciativa privada, com a implantação de pedágios após a realização das obras.
“Nunca nos ofereceram esse investimento. O que existia era uma proposta para conceder nossas estradas estaduais à iniciativa privada. A empresa faria as obras e depois cobraria pedágio dos catarinenses”, afirmou.
Programa Estrada Boa foi citado pelo governador
Jorginho também destacou que Santa Catarina já executa um amplo programa de recuperação da malha viária por meio do Programa Estrada Boa, lançado pelo governo estadual.
Segundo ele, as rodovias contempladas pela proposta federal fazem parte desse programa, que já está em andamento com recursos próprios do Estado.
Na avaliação do governador, entregar essas estradas para concessão significaria permitir a cobrança de pedágio em trechos que estão sendo recuperados pela administração estadual.
Governador faz críticas ao governo federal
Durante a manifestação, Jorginho também criticou as declarações do presidente Lula.
O governador afirmou que o governo federal estaria apresentando uma narrativa diferente daquela discutida nas reuniões técnicas e disse que o presidente costuma utilizar suas visitas a Santa Catarina para fazer críticas à administração estadual.
Debate amplia disputa política sobre infraestrutura
A troca de declarações evidencia mais um capítulo da disputa política entre os governos federal e estadual em torno dos investimentos em infraestrutura.
Enquanto o governo federal sustenta que a parceria poderia acelerar obras estratégicas para Santa Catarina, o governo catarinense afirma que o modelo apresentado previa concessões com cobrança de pedágio, e não um aporte direto de recursos da União.
O episódio reforça o embate entre Brasília e o governo de Santa Catarina sobre a condução das principais obras rodoviárias do estado, tema que deverá continuar no centro das discussões políticas nos próximos meses.